sábado, 11 de agosto de 2012

A melhor música brasileira de todos os tempos

Há dias vejo nas principais redes sociais algumas pessoas reclamando a configuração de personalidades que entraram na lista dos 100 melhores brasileiros de todos os tempos. De fato é inacreditável pensar que Xuxa, Restart ou Michel Teló possa me representar como brasileiro (já que não fizeram nada coletivamente impactante) nem mesmo sublimar meu ego nacionalista. Muita gente reclamando e por assim dizer nem um terço delas mesmas votando para eleger seu representante.

A competição agora é para escolher a melhor música brasileira de todos os tempos. Espero não ter que ver as pessoas reclamando que "Na boquinha da garrafa", "Tchu Tchá" ou "Eu sou rebelde" estraram na lista sendo que alguma música realmente representativa estivesse lá. 
Imagino que devamos escolher não só aquela música que nos marcou nos melhores ou piores momentos da vida, ou somente pela beleza da letra ou pelo compositor. É preciso votarmo numa música que nos represente como brasileiros lá fora, que ao ser tocada lembre o caráter de ser brasileiro. Nesse sentido vou usar esse espaço para iniciar uma grande campanha a favor da música " Trenzinho do caipira" do compositor brasileiro Heitor Villa Lobos.

Existem vários motivos para encabeçar tal campanha, mas vou além do meu gosto natural por essa composição e descrever os dois pontos principais que me fazem crer que ela devesse estar entre as 100 melhores. Primeiro por que apesar de Erudita, ela, em toda a sua complexa estrutura harmônica e abuso de materiais percussivos não tão comuns numa composição do estilo, consegue ser tão popular e simples em sua essência que qualquer um pode recebê-la sem muito esforço; a música que faz parte da 5 Bacchiana do Villa Lobos representa com muita fidelidade uma locomotiva que sai da estação e percorre o campo através de montanhas e que por fim chega  ao seu destino numa parada fantástica. Segundo e principal motivo é o de homenagear o grande compositor Villa Lobos, reconhecendo a grandeza de sua composição, que ia sempre além da escrita erudita. Através de suas melodias qualquer um, entendedor ou não da música erudita, conseguia se encontrar naquele som. Tinha sobre todas as coisas um intenso trabalho de pesquisa sobre as raízes folclóricas e populares no brasil, além do comprometimento visível com a identidade nacional e o ensino de música no currículo de base da educação. 

Ao compor uma peça, o Villa Lobos não esquecia de que a música era um instrumento para salvar as pessoas da perspectiva rasa da pobreza e do esquecimento. Não escrevi música apenas para uma parcela mínima, ele fazia com que a erudição alcançasse a todos quanto tivessem ouvido. 

Não deixe de votar e escolher Trenzinho do Caipira como a melhor música brasileira de todos os tempos no site do SBT:   www.sbt.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário