quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Amanhã é dia de concertos comemorativos

O dia de amanhã, quinta-feira (23-08-2012) será particularmente muito interessante. E claro, por um brilhante motivo. Poderemos verificar algo que tenho constatado faz tempo sobre a finalmente merecida diversidade de espaços de um mesmo seguimento na cena cultural sergipana. A noite nos será brindada com dois importantes concertos comemorativos. 

Primeiro a ORSSE (Orquestra sinfônica de Sergipe) que trará a Sergipe a presença do maestro Italiano Francesco La vecchia, condutor titular desde o ano de 2002 da Orquestra Sinfônica Di Roma, para um concerto alusivo ao ano da Itália no Brasil. No repertório, o brilhante Intermezzo da Cavalleria Rusticana, do também Italiano Pietro Mascagni, peça que separa em duas partes a ópera de apenas um ato. E também a parte mais conhecida do grande público (já que faz menção ao cavalheirismo rustico descrito no titulo da obra) e nos assalta em um profundo adagio lirico à italiana. 

Além do trecho italiano o concerto contará ainda com o Idílio de Siegfried, de Richard Wagner: oferecido a sua esposa como presente de aniversário. E a também tão controversa e polemica Sinfonia Nº 3 em Mi bemol de Ludwig Van Beethoven, conhecido pelos grande estudiosos de música como o florescer da música romântica, uma vez que rompe com alguns manejos da tradicional música clássica. Vale a pena ressaltar que a Sinfonia ficou conhecida como a Heroica, inicialmente a peça foi dedicada ao Imperador Francês Napoleão Bonaparte, mas descontente com o déspota, Beethoven retirou a dedicatória ao General francês e deu-lhe nome de Heroica, como parte das recordações à memória de um homem que representasse os ideais primeiros que o inspirou a escrever a sinfonia. O concerto acontecerá no palco do Teatro Tobias Barreto e tem inicio marcado para acontecer às 20: 30hs. 

Já do outro lado da Cidade, no palco do Teatro Atheneu às 19:30hs acontecerá o concerto comemorativo ao dia do Soldado brasileiro, com a execução da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe (OSUFS) juntamente com a participação importante da banda do 28º Batalhão do exército brasileiro. A noite alusiva será saudada com uma série de obras que remeterá o público aos sons típicos das batalhas e dos confrontos como o Coro dos soldados, do compositor francês Charles Gounoud, que faz parte da ópera Fausto e faz alusão a admiração do autor à intelectualidade germânica fortemente difundida na Europa através obra do escritor Alemão Goeth.

O concerto ainda conta com o Coro dos Ferreiros, da Ópera Il Trovatore, que juntamente com Rigoletto e La Traviata formam a tão célebre trilogia Verdiana. Essas obras foram compostas uma seguida da outra e tem caráter mais popular e de fácil apreensão por parte dos expectadores. Seguidos dentre outros pela Marcha da ópera Aida, ainda do mesmo compositor e encomendada pelo governo egipicio para a inauguração do Canal de Suez. Vale lembrar a vitalidade que se exige dos trompetes e o coro nessa obra que se situa no II ato da ópera que está dividida em quatro partes. 

 À frente da OSUFS desde sua criação como parte de um projeto de extensão da universidade Federal de Sergipe, o maestro gaúcho Ion Bressan regerá ainda obras não menos eruditas mas de caráter mais popular como O bom, O mal e o feio do famoso compositor de cinema Ennio Morricone e a parte da trilha sonora do filme Piratas do Caribe. Junto com a banda do exército, o concerto conta ainda com a participação do Coro Sinfônico da universidade Federal, o CORUFS.

Mais importante que ressaltar a necessidade de comemorar duas importantes datas, e de se fazer musica em escala diversificada, e o fato de que mesmo acontecendo na mesma noite, um concerto anula o outro. Pela flexibilidade de horários será possível beliscar um pouco dos dois programas e se fartar de música numa noite quase unanimemente Italiana. 

Teatro Atheneu: Rua Vila Cristina s/n, 49015000 Aracaju-SE
Teatro Tobias Barreto: Avenida Presidente Tancredo Neves2209 - Grageru Aracaju-SE




3 comentários:

  1. É bom ter opções de vez em quando na terra dos cajus. E pela propaganda dos repertórios, vale a tentativa de correr para ver um pouco dos dois concertos. ;)

    ResponderExcluir
  2. em um eu vou! provavelmente irei prestigiar a OSUFS e a banda do Exército!

    ResponderExcluir
  3. Ei jonas coloque a opção "curtir" ai ja vai direto pro face!!!!

    ResponderExcluir