terça-feira, 25 de setembro de 2012

Concerto na Catedral metropolitana de Aracaju


Será nesta quinta-feira 27 de Setembro de 2012 às 19hs sob a regência do Maestro guilherme Mannis e encabeça a terceira apresentação da série Sons da Catedral. 

"No programa da noite está a obra ‘Nänie’, de Johannes Brahms, além do poema sinfônico ‘Haroldo na Itália’ de Hector Berlioz, com solos de Márcio Rodrigues e duas Suítes Aquáticas de George F. Handel. A entrada é franca e o concerto é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio do Banese e Instituto Banese, em parceria com a Arquidiocese de Aracaju e Paróquia Nossa Senhora da Conceição."

No todo será mais uma boa oportunidade de sairmos um pouco da sala no Teatro Tobias Barreto e irmos buscar adeptos à música orquestral em outros guetos que não os habituais. A Catedral certamente inspira poesia e o fato de ser entrada franca concerteza abarca mais adeptos. Alguns inclusive que imagino serem tão  afeitos aos bancos das igrejas mas que tão pouco tem o privilegio de vivenciar um concerto  de perto.

Indico atenção redobrada ao solos de viola do Spalla da Sinfônica de Sergipe (ORSSE) Márcio Rodrigues; inspiram cuidados e silenciosa compreensão a cada nota, já que é uma rara oportunidade de vê-lo empunhando sua viola desde que assumiu a chefia dos violinos à frente da instituição em 2009.Atenção também para o Coro sinfônico quem tem a oportunidade de se mostrar atuante e sempre dá um tom a mais às apresentações da ORSSE. Assim como também ao repertório que é mais tranquilo e não menos excitante (Principalmente no Brahms) em que a música dialóga com a filosofia niilista e presupõe questionamentos sobre a beleza que há na inexistencia das coisas, na morte de todas elas. 

Certamente, se houver alma, haverá compreensão.

Johannes BRAHMS (1833-1897)
Nänie, Op. 82, para coro e orquestra

Hector BERLIOZ (1803-1869)
Sinfonia Haroldo na Itália, Op. 16
George Frideric HANDEL (1685-1759)
Suíte da Música Aquática  n. 1 em Fá, HWV 348
Suíte da Música Aquática n. 2 em Ré, HWV 349
Fonte: www.infonet.com.br

Um comentário: