quinta-feira, 24 de março de 2016

Salve o regresso do importante blog Violinos de Salto!

Poucas coisas dão felicidade a um blogueiro ou mesmo àquelas pessoas aficionadas por notícias mais leves e com sentido prático sobre o meio musical do que a notícia feliz de um retorno propulsor de compartilhamentos daquele velho blog que você sempre e sempre acessa na esperança de uma atualização marota. Faz tempo acompanho os passos do blog Violinos de salto e dele pude sempre extrair bons conselhos e indicações incríveis. E foi justo nele que aprendi a leveza da pluralidade do fazer musical.

Depois de um hiato e meio que de fininho ele voltou por estas semanas com atualizações bem recorrentes e muito acalantadoras nestes tempos de névoas que parecem infindas do lado de cá. Indico uma passagem tranquila por lá, sem tempo determinado ou pressa. Há muita vida e vitalidade nos posts que vão te apresentar desde importantes indicações de Master classes, concertos, dicas de compras para utensílios musicais, ajudas oportunas sobre técnicas de estudo e aquisição de uma identidade musical desde o erudito ao popular.

A seguir trecho de um dos recentes post :

No que investir?

"Muita gente me pergunta em que materiais investir quando adquirimos o primeiro violino. Eu sempre penso que quem está começando não deve gastar rios de dinheiro de uma vez em coisas extremamente caras. Ah! Noemi, eu tenho que comprar coisas de baixa qualidade? Na verdade, sim. Primeiro que você não vai sentir diferença, além disso nem sabe se vai continuar estudando violino a vida toda. Em pouco tempo, caso você se dedique, você vai sentir necessidade de comprar uma corda melhor, depois pode querer mudar o arco e assim sucessivamente. Por isso não saia por aí gastando. Converse com seu professor, com amigos, leia muito e espere. A experiência vai te ajudar nas mudanças.
Para quem está começando:
  • Violino legal – Antes de comprar é bom pedir uma avaliação de seu professor. Já vi muitas pessoas que gastaram milhares em violinos que não valiam nem centenas. Fique esperto.
  • Encordoamento – Não compre cordas de ponta. Não vejo sentido em gastar 300 reais em cordas que serão usadas em um violino de 150. Você não sentirá a diferença e isso porque realmente não terá diferença. Compre cordas baratas mesmo, com o tempo você sentirá necessidade de trocar.
  • Espaleira – Tem gente que não usa. Mas a maioria dos alunos e professores que eu conheço usa.  Fale com seu professor e pergunte se ele pretende usar nas suas aulas.
A matéria completa e tantos outras preciosidades podem ser acessadas diretamente da página na web que indico aqui. Deleitem-se, e não esqueçam: Deixar um coments lá e cá é tão singelo quanto importante aos que escrevemos e partilhamos nosso tempo com vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário