segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Somos muito mais que Villa Lobos

Cláudio Santoro
 Não posso imaginar se é mera casualidade ou se Deus tem ouvido as preces do Violino de Gravata (ainda que pra isso tenha que sacrificar sem aviso previo o  Schubert e sua  Sinfonia nº5, D.485, em si bemol maior) . Fato é que finalmente e mesmo que de maneira ainda não verdadeiramente identitária, dia 05.10.2012 poderemos prestigiar no palco do Teatro Atheneu  concerto da Série Laranjeiras V, que tem mais sobre brasilidade que qualquer outro programa nesse sentido já executado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Fico exultante. Fico temeroso e tão abobalhadamente excitado com a ideia de ver num único concerto referências musicais de três grandes compositores brasileiros: Cláudio Santoro, Luiz Gonzaga (ainda que sejam arranjos e temas sinfônicos trabalhados em cima de suas melhores , importante e mais populares melodias) e por fim o Oscar Lorenzo Fernandez.

Três perspectivas distintas e tão unilateralmente semelhantes. Trazem em si a essência da cultura e do respirar tipicamente brasileiros. Representados e tão bem representados de maneira erudita como uma maneira única de existir em meio a tanta exportação. E repito, não que não seja valido, não que seja menos honroso ou meritocrático executarmos em nossos programas compositores consagrados. Mas está mais que na hora de conhecermos, de dessenterarmos nossos grandes compositores e fazer-se saber que somos muito mais que o genial Heitor Villa Lobos. 

Mestre Gonzagão
Esse gesto da (ORSSE) é só um passo importante para a desconstrução de uma formação musical que não privilegia nossa memória, e embora nesse espaço eu desejasse dar oportunidade e menção ao concerto duplo para flauta e orquestra do Franz Doppler, não o tenho como; diante do contesto em que foi posto. Poderia inclusive passar sem ele para que o concerto fosse de fato um esplendor brasileiro. Vale-se apenas da feliz possibilidade de vermos mais um nipe da orquestra sendo testado, e ouso me entusiasmar e esperar por ele com ânimo. 

Oscar Lorenzo Fernadez
Dentre tantas coisas que poderiam também ser ditas, me atenho ao convite feliz para que os leitores deste espaço não só lotem as cadeiras do Atheneu e se deleitem com as propostas melódicas e harmônicas, como também os incito a que convidem amigos, familiares e divulguem esse espaço de execução dos compositores Brasileiros. Ainda que não seja necessário fazê-lo. 
 Acredito que um dos três compositores citados acima levará sozinho a noite toda. E se não for assim, é porque o destino quer que rasguemos a folha e a escrevamos do começo.

SÉRIE LARANJEIRAS V - Centenário de Luiz Gonzaga
05 de outubro de 2012,20h30
Teatro Atheneu
Ingressos R$20 e R$10

Guilherme MANNIS, regente 
Érica RODRIGUES, flauta 
Luiz FERNANDO BARBOSA Jr., flauta 
Albert Franz DOPPLER  (1821-1883)
Concerto para duas flautas em ré menor
Oscar Lorenzo -FERNANDEZ  (1897 - 1948)
Batuque
Claudio SANTORO (1919-1989) 
Ponteio

José Ursicino da SILVA , Maestro "Duda" (1935)
Tributo ao "Rei do Baião"
Cyro PEREIRA (1929-2011)
Gonzaguiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário